Quem sou eu

Minha foto
Comunicadora, Professora, fotógrafa e Cinefila

domingo, outubro 19, 2003

Guia dos curiosos em nomes de bandas:
A)
ABBA:
O nome da banda foi tirado das iniciais do nome de seus integrantes, Agnetha Faltskog, Benny Andersson, Bjorn Ulvaeus e Anni-Frid Lymgstad.
AC/DC:
Escolheram esse nome porque combinava com o som de "alta voltagem" da banda. "Tiramos o nome do aspirador de pó da minha irmã. A gente não tinha um nome para a banda e, na parte de trás do aparelho, havia uma chave escrito AC/DC (corrente alternada/ corrente contínua), com um pequeno raio desenhado. Como aquilo significava potência, resolvemos adotar o nome" - Angus Young, guitarrista.
Aerosmith:
A banda declara que seu nome não tem nenhum significado especial. Eles gostaram do nome porque soava legal. "Não, o Aerosmith não escolheu esse nome depois da clássica novela Arrowsmith, de Sinclair Lewis. Isso é apenas um livro qualquer que fizeram você ler no colegial", declara Steven Tyler, vocalista.
Alice In Chains:
"Nós estávamos saindo uma noite e o vocalista Layne pensou nisso. Ele teve a idéia de criar uma banda e chamá-la de Alice In Chains. Isto começou como uma piada e depois percebemos que esse era o melhor nome que poderíamos ter pensado" - Jerry Cantrell (guitarrista).
Animals, The:
"Nós eramos como uma gangue de rua, havia um cara que conhecemos chamado Animal Hogg, e ele era o "animal" do grupo de combatentes do Vietnã. Nós gostávamos muito dele e ele de nós, e percebemos que seria um ótimo nome pra uma banda" - Eric Burdon
Afghan Whigs:
"Greg Dulli encontrou o guitarrista Rick McCollum na traseira de um camburão, após uma noite de bebedeira no Halloween de 1986. Sem nada para fazer na cela durante a noite, resolveram montar uma banda, e copiaram o nome de um grupo branco de motoqueiros muçulmanos pacifistas da década de 60. Pelo menos é o que eles dizem.
Alien Ant Farm:
"O guitarrista Terry Corso explica: “Um dia eu estava com os pés em cima da escrivaninha, fazendo nada, e comecei a pensar em como seria legal se um bando de alienígenas tivesse criado o planeta só para ficar nos observando, como uma fazenda de formigas [ant farm], e achei a idéia legal.
Autoramas:
"Foram duas as razões: primeiro, porque a banda achou um nome bastante sonoro, que remetia ao tipo de som deles. Em segundo lugar, porque nenhum dos três conseguiu ganhar um autorama quando era criança. O baterista Bacalhau foi quem chegou mais perto: de tanto pedir, acabou ganhando um ferrorama.

B)
Bad Company:
O nome vem de um filme de 1972 (Bad Company), cujo ator principal era Jeff Bridges.
Bananarama:
O nome desse trio feminino surgiu de uma junção dos nomes de um programa infantil dos anos 60 chamado "The Banana Splits" com o nome de uma música do Roxy Music chamada "Pyjamarama".
Bangles, The:
The Bangles começou como "Supersonic Bangs" em Los Angeles em 1981. Este nome foi tirado de um artigo sobre estilos de cabelo dos nos 60 da revista Esquire. O nome foi reduzido a "Bangs", mas depois os Bangles trocaram de nome porque uma outra banda de New Jersey já tinha tomado posse dele.
Bauhaus: A banda começou como Bauhaus 1919, nomeada depois que o Instituto Germânico estabeleceu esse ano para o estudo da arte, do design e arquitetura e conhecido como o ano do desenvolvimento de um estilo funcional na arquitetura e seu uso experimental de materiais de construção.
Beastie Boys, The:
Kate Shellenbach lembra que o nome apareceu primeiro num broche que Horovitz usava, e ela achava que as duas letras B gravadas no broche, significava Bad Brains. Essa banda havia gravado o single "Beastie Revolution", e foi daí que escolheram o nome da banda.
Beatles, The:
"Eu estava em casa um dia pensando que o nome Crickets seria um ótimo nome para uma banda inglesa. Foi aí que o nome "beetles" veio à minha cabeça. Eu decidi que a escrita seria modificada para BEAtles a fim de se parecer com uma música beat, como uma brincadeira" - John Lennon.
Bee Gees, The:
Primeiramente chamados de "Rattlesnakes" e depois de "Wee Johnnie Hayes & the Bluecats", os irmãos Gibb, foram renomeados por Bill Good (um promotor de corridas que eles conheceram no Brisbane's Speedway Circus na Austrália em 1960). A banda tocou nesse evento e Billy os apresentou a Bill Gates, um disc jockey de uma rádio local que estava executando suas músicas no ar. Quando o interesse na banda começou a surgir, Good então, renomeou-os com a inicial de seu nome (B.) e as iniciais de Gates (G.) e não devido aos irmãos Gibb (Brothers Gibb), como a maioria das pessoas assumem.
B-52's, The:
Ao contrário do que muitos pensam, a banda não pegou o seu nome de uma bomba americana da Força Aérea, mas de um termo sulista para os penteados bufantes em formatos de torre que as vocais da banda, Kate Pierson e Cindy Wilson, usam.
Big Audio Dynamite:
O cantor e vocalista da banda disse que o Jane, do Sigue Sigue Sputnik, sugeriu as letras B.A.D. Ele admite que somente mais tarde tentou fazer dessas letras um acrônimo (palavra formada pela primeira letra, ou mais de uma, de cada uma das partes sucessivas de uma locução ou pela maioria dessas partes). Dois nomes foram considerados antes do definitivo: "Before Alien Domination" e "Black and Decker".
Black Crowes, The:
A banda começou como "Mr. Crowe's Garden" em 1984. O nome veio de um livro infantil predileto de Chris e Rich Robinson. Depois disso eles assinaram um contrato com a Def American Records e seu produtor os convenceu de trocar o nome da banda. "Todo mundo nos chamava apenas de Crowes. E nós ficamos então com Black Crowes - pássaros negros, corvos." - Chris Robinson.
Black Flag, The:
"Era uma combinação de razões, conotações de anarquia. A bandeira negra é o símbolo internacional da Anarquia. Outro motivo foi a sonoridade, o Black Sabbath foi uma das minhas grandes influências, e Black Sabbath sabia fazer um som... Tiramos o Black daí." - Henry Rollins, ex-Black Flag.
Black Sabbath:
Originalmente foram chamados de "Earth", quando eles se juntaram em 1968 em Birmingham, Inglaterra, para tocar uma música muito mais leve do que o som pesado que passaram a fazer. Eles foram forçados a trocar o nome da banda porque outra, mais famosa, já estava usando esse nome. Escolheram então o nome de uma música, que o baixista Terry "Geezer" Butler tinha feito ao se inspirar num suspense, escrito pelo novelista Denis Wheatley.
Blondie:
"Nós fizemos alguns shows com algumas garotas, Julie e Jack, e nós éramos todas loiras, e a partir daí que nós começamos a nos chamar de Blondie. Eu sempre fui chamada de "blondie" por caminhoneiros e motoristas em geral. Eu achei que seria um nome natural (!), fácil de lembrar" - Debbie Harry, líder do Blondie.
Bowie, David:
Nascido David Robert Jones em 1947, ele mudou seu sobrenome para Bowie a fim de evitar confusão com Davy Jones do The Monkees.
Byrds, The:
Em 1964, quando a banda se formou, eles se chamavam "Jet Set" . No dia de Ação de Graças, o baterista Michael Clarke, chegou à seguinte conclusão: "Todas as bandas que estavam "acontecendo" na época tinham em suas iniciais a letra B - The Beach Boys, The Beatles, nós escolhemos The Birds, mudando a letra i para y".

C)
Clash, The:
"Pensamos em vários nomes: "Weak Heart Drops", "The Outsiders", "Psycho Negatives e "The Mirrors"... Eu estava lendo o Evening Standard com umas idéias de nomes na cabeça, e aí eu percebi que a palavra ‘clash’ aparecia muitas vezes. Então eu a sugeri aos outros caras. Nós apenas pegamos a palavra, a gente não estava ligado nas conotações que poderiam surgir pela mídia.”
Concrete Blonde:
"Michael Stipe do R.E.M. sugeriu esse nome, e eu acho que até ele não sabe o que significa. Também nunca perguntei a ele" - Johnette Napolitano, vocal do Concrete Blonde.
Costello, Elvis:
Nascido Declan MacManus em Liverpool, ele mudou seu nome por insistência do empresário Jake Riviera. Ele disse a Rolling Stone: "Eu não peguei o nome. Simplesmente Jake me deu um novo nome".
CPM 22:
"CPM22 é a nossa caixa postal. No início, o nome da banda era só CPM. Daí os caras abriram uma caixa postal que, por coincidência, era de número 1022. Quando olharam, caralho, era Caixa Postal Mil e, se você colocar duas vezes o número dois, fica CPM22. O Wally sempre disse que queria que o nome do grupo não fosse algo que já existe. Queria um nome que, quando o pessoal ouvisse, lembrasse só da banda. Aí funcionou, porque CPM22 é bem a cara da gente." Luciano Garcia, guitarrista.
Cramps, The (Cãimbras):
Escolheram o nome porque parecia um nome de uma gang de rua e ainda tinha inúmeros significados: "É uma reação física involutária. É algo que a sua mente não pode controlar. Na França, o nome significa um distúrbio sexual masculino" - Ivy Rorschach
Creedence Clearwater Revival:
"Tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então não funcionou. Mas gostamos da idéia de "credence" (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. Então acrescentamos a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. Clearwater veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de "rumos abertos". Revival era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, nem o que não gostaríamos de fazer" - Doug Clifford, baterista.
Cult, The:
A banda começou como Southern Death Cult em 1982, tornou-se Death Cult em 1983 e finalmente reduziu o nome a The Cult em 1984. O nome original veio de uma manchete que o vocalista Ian Astbury leu num jornal.

D)
Damned, The:
A banda inglesa se inspirou no cantor Dave Vanian, um coveiro que sempre fez performances como um vampiro. Eles eram originalmente chamados de Doomed.
Deep Purple:
Quando a banda se formou em 1968, eles consideraram o nome Concrete God, mas decidiram ficar com Deep Purple a pedidos da avó do guitarrista Ritchie Blackmore, depois de ouvir sua música favorita "Deep Purple", hit número 1 em 1963.
Depeche Mode (Moda Rápida):
"Nós estávamos com alguns shows programados para o verão de 1980 mas não tínhamos um nome ainda. Eu estava cursando faculdade de moda e sempre vasculhava as revistas especializadas em busca de um nome. Uma dessa revistas era uma publicação francesa chamada "Dépechê Mode" que significava moda rápida e quando eu mostrei a revista pros outros integrantes, eles toparam na hora" - David Gahan, vocalista.
Detonautas:
O nome Detonautas surgiu da junção de detonadores com internautas, afinal, nos conhecemos em salas de chat da internet. Acrescentamos o Roque Clube um tempo depois, utilizando o "qu" na palavra Roque para representar a nacionalidade do grupo e o Clube para todos que quiserem fazer parte do nosso grupo sejam bem vindos.
Devo:
A banda foi nomeada com base na filosofia da banda, a "de-evolution" (de-evolução), uma teoria que diz que a base da humanidade é a devolução.
Dire Straits (estar em péssimos apuros):
"Originalmente chamada de Cafe Racers, a banda debutou no festival que tinha a banda Squeeze como atração principal. Um amigo do baterista Pick Withers observou a má condição financeira da banda e sugeriu que eles os chamassem de Dire Straits.
Doors, The (As Portas):
O nome The Doors veio de uma conversa de Jim Morrison com seu companheiro de quarto na UCLA. Discutindo nomes para uma imaginária banda de rock, eles concordaram que uma boa escolha seria Doors, que vem de um poema de William Blake: "Há coisas que são sabidas e há coisas desconhecidas entre as portas".
Duran Duran:
O baixista John Taylor nomeou a banda baseado num vilão interpretado por Milo O'Shea num filme de ficção científica de 1967 chamado Barbarella, estrelado pela atriz Jane Fonda. Taylor recorda: "Eu me lembro de ter assistido ao filme várias vezes. O filme era muito sensual e as palavras Duran Duran eram repetidas muitas vezes. Era o nome de um homem. No filme eles falavam: "Barbarella...Você deve ir ao planeta Terra encontrar Duran Duran". Seria esse o nome da minha banda".
Dylan, Bob:
Nascido Robert Allen Zimmerman, Dylan mudou o seu nome em 1962. Quando questionado pelo jornal Chicago Daily News se ele havia mudando seu nome por causa de sua admiração à poesia de Dylan Thomas ele respondeu: "Não, não. Eu peguei o nome Dylan porque eu tinha um tio que se chamava Dillion. Eu mudei a escrita porque olhando parecia melhor. Eu já li alguma coisa do Dylan e não parece nada com o que eu escrevo".

E)
Earth, Wind & Fire:
A banda começou como Salty Peppers, liderada por Maurice White. White tinha desenvolvido um interesse em Astrologia e Egiptologia enquanto fazia turnê pelo mundo com o grupo, e esta fascinação o inspirou a renomear a banda para Earth, Wind & Fire, o ano seguinte dos três elementos do seu mapa astrológico.
Eurythmics:
Annie Lennox e Dave Stewart, ex-amantes e membros do Tourists, formaram o Eurythmics em dezembro de 1980. O nome é definido pelo dicionário como "a arte coreográfica de interpretar uma composição musical por um rítmico estilo livre e movimento gracioso do corpo em resposta à batida da música".
Everything But The Girl:
A dupla escolheu esse nome depois de fazer uma venda de móveis usados onde tudo estava à venda, exceto as pessoas.
Extreme (Extremo):
"O nome do nosso grupo tem muito a ver com o nosso som. De Prince a Led Zeppelin, nós tínhamos uma ampla gama de influências". - Paul Geary, baterista.

F)
Faith No More:
Quando o primeiro vocalista, Chuck Mosely formou a banda com o atual baixista, eles se chamavam Animated. Com a entrada de outros integrantes na banda, eles se chamaram Sharp Young Men. Depois disso eles mudaram para Faith no Man, mas com a entrada de Mike Patton na banda - mudaram o nome para Faith No More.
Fine Young Cannibals:
Eles pegaram o nome de um filme de 1960 chamado "All The Fine Young Cannibals" no qual estrelavam Natalie Wood e Robert Wagner, filme aliás, que nunca tinha sido assistido pela banda.
Frankie Goes To Hollywood:
Tiraram a idéia do nome de uma manchete de um jornal que se referia aos planos de filmagem do jovem Frank Sinatra.

G)
Guns n'Roses:
Guns N' Roses foi escolhido por combinar os nomes de duas bandas em que os membros tinham tocado no L.A Guns e no Hollywood Rose

H)
Helmet:
O nome foi uma sugestão de um amiga do vocalista Page Hamilton: "Ela era fascinada por tudo que era alemão. Especialmente pelo fato de eu ter morado um tempo na Alemanha. Ela me disse um dia: "Você deveria chamar a sua banda de "Helmut"".
Hole:
Courtney Love escolheu o nome da banda depois de ler uma frase da peça "Medea", de Euripides: "There's a hole burning deep inside me". A cantora disse que escolheu essa palavra porque ela sabia que iria confundir as pessoas.
Human League, The:
Tiraram o nome de um joguinho de computador.

I)
Iron Maiden:
O baixista Steve Harris nomeou a banda depois de ler sobre uma prática de tortura medieval citada no livro "The Man With The Iron Mask ( O Homem da Máscara de Ferro).

J)
Jethro Tull:
Eles já haviam tocado com vários nomes: Navy Blue, Bag of Blues, Ian Henderson's Bag of Blues, alegando que esta era a única forma deles tocarem pela segunda vez em algum club. Até que o produtor Derek Lawrence, resolveu chamá-los de Candy Coloured Rain, mas por sorte um editor de livros que havia estudado história sugeriu o nome Jethro Tull, o nome de um agricultor do século 18 que inventou a colheitadeira de semente.
John, Elton:
Nascido Reginald Kenneth Dwight. Tornou-se backing vocal do cantor Long John Baldry. No ano seguinte, Reginald Dwight pegou emprestado os primeiros nomes de Baldry e do saxofonista Elton Dean.
Judas Priest:
A expressão "Judas Priest" é familiar entre os americanos como uma substituição para "Jesus Christ

K)
King Crimson:
O nome foi sugerido por Peter Sinfield, letrista da banda. O nome King Crimson é sinônimo de Belzebu.
Kinks, The:
"Kinky" era um termo que estava em moda em Londres e era aplicado em tudo relacionado ao sexo e moda em geral.

L)
Living Colour:
O nome foi inspirado na introdução dos shows antigos da Walt Disney ("The following program is brought to you in living color " - O programa a seguir é apresentado a cores).

M)
Meat Loaf (Bolo de Carne):
O vocalista Marvin Lee Aday, que é gordo, foi apelidado de Meatloaf por seu treinador de futebol no ginásio.
Ministry:
"Eu estava em casa escrevendo minha primeira música. Eu não tinha nome pra minha banda, e quando acabei de fazer a música, olhei pra televisão e estava passando um filme chamado "Ministry of Fear". Eu pensei que seria um nome legal pra uma banda" - Al Jourgensen, vocal. Depois disso, ele mudou o nome para Ministry Of Truth, logo depois para Ministry Of Canned Peaches, e finalmente, para Ministry.

N)
Natiruts:
"Nós tivemos de arranjar um novo nome após perder o direito de usar o nome Nativus. A solução foi manter o Nati o acrescentar o Ruts, que está relacionado com raízes, roots, em inglês."
Bruno, percussão e backing vocal.
New Order (Nova Ordem):
Depois do suicídio do vocalista Ian Curtis, os integrantes remanescentes do Joy Division decidiram continuar uma banda com um novo nome. Apesar de declararem que o nome se refere a uma nova fase para o grupo, alguns críticos acreditam que seja uma referência ao plano de Adolf Hitler de conquistar a Europa, ligado ao fato de que Joy Division é também um termo nazista

P)
Pet Shop Boys:
O primeiro nome da banda foi West End. Mais tarde eles mudaram para Pet Shop Boys. Isto porque dois amigos de Chris Lowe possuíam uma pet shop (loja de animais domésticos) e gostaram do nome porque soava como uma banda de rap inglês.
Pink Floyd:
A banda foi nomeada The Pink Floyd Sound, pelo vocalista e guitarrista Syd Barrett em homenagem aos bluesmen da Georgia, Pink Anderson e Floyd Council. Assim que o som deles foi mudando, o nome foi reduzido a Pink Floyd.
Police, The:
O grupo foi nomeado pelo baterista Stewart Copeland em 1977, como uma referência irônica a seu pai, que era chefe da Equipe de Ação Política da CIA, que nos anos 50 ficou conhecida como um departamento corrupto.
Pretenders, The:
"Eu estava saindo com um cara e um dia quando fomos a um bar ele queria tocar uma música pra mim, só que escondido dos amigos dele que também estavam lá. A música era "The Great Pretender", de Sam Cooke. Aí eu pensei: um dia eu ainda vou usar isso em alguma coisa". - Chrissie Hynde, vocalista e guitarrista do Pretenders.

Q)
Queen:
"Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias 'caras' para o nome." - Freddie Mercury

R)
Rainbow:
O guitarrista Ritchie Blackmore formou o Rainbow depois de sair do Deep Purple. Ele nomeou a banda inspirado no Rainbow Bar & Grill, um ponto-de encontro dos roqueiros em Los Angeles.
Ramones, The:
O ex-Beatle Paul McCartney costumava assinar seus registros em hotéis com o nome de Paul Ramone; Joe tirou daí a idéia.
Red Hot Chili Peppers, The:
"Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons" - Anthony Kiedis.
R.E.M:
Dentre os vários nomes, estavam cogitados "Twisted Kites" e "Cans of Piss". Apesar do nome R.E.M se referir a "Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos), o estágio do ciclo do sono onde os sonhos acontecem, a banda o escolheu por ser ambíguo, e poder significar várias coisas.
Righteous Brothers, The:
O nome surgiu da reação da platéia em seus shows em clubs no sudeste da Califórnia, onde o pessoal falava: "That's righteous brothers".
Rolling Stones, The:
A banda foi originalmente chamada de Rollin' Stones, nomeada pelo guitarrista Brian Jones depois da música de Muddy Waters, cujo estilo de música era o preferido de Brian. No ano seguinte eles adicionaram ao nome a letra G, por insistência de seu novo empresário, e tornaram-se Rolling Stones.

S)
Sepultura:
Sepultura é um nome que eu e meu irmão (Max Cavalera) inventamos com 13 anos de idade. Como a gente morava em Belo Horizonte, uma cidade super conservadora, com uma igreja em cada esquina, achamos que um jeito de chocar na época era chamar a banda de Sepultura. Tiramos o nome de uma música do Motorhead, "Dancing on Your Grave". Lembro que fizemos até um teste, nem existia a banda ainda, mas a gente falava que sim. Aí chegamos na minha avó: 'Vó, nossa banda chama Sepultura'. Ela ficou apavorada! Daí, pronto, deu certo. Não tivemos nenhuma visão nem sonho para escolher o nome da banda. Foi mesmo uma coisa de dois moleques idiotas em BH.

Igor Cavalera, baterista.
Sex Pistols:
Foi o empresário da banda, Malcolm McLaren que sugeriu o nome Sex Pistols, que foi inspirado na sua loja de roupas SEX. "Para mim, o nome significava várias coisas. Dava uma idéia de uma pistola, uma garota de programa, algo jovem, um assassino atraente, uma Pistola do Sexo".
Simple Minds:
O grupo tirou o nome de um verso da música "The Jean Genie", do David Bowie.
Simply Red:
O vocalista Mick Hucknall decidiu trabalhar à noite como disc-jockey num barzinho. Quando o gerente perguntou como ele gostaria de ser chamado, ele disse: 'Just "Red" (apenas "Vermelho") um apelido de infância do cantor por causa de seu cabelo extremamente avermelhado. O gerente então perguntou: "Como assim?". 'Simply "Red" (simplesmente "Red"), Mick respondeu.
Siouxsie And The Banshees:
Na semana em que a banda procurava um nome pro grupo, foi exibido na TV o filme "Cry of the Banshee", no qual o ator Vincent Price atuava e acharam que "The Banshees" seria uma ótima idéia pra um nome. Depois pensaram em Susy and The Banshees, e em definitivo, Siouxsie and The Banshees.
Sonic Youth:
"Sonic vem de Fred "Sonic" Smith, guitarrista do MC5 e Youth vem de Big Youth, banda de reggae dos anos 70". - Thurston Moore, guitarrista.
Smiths, The:
A banda optou por esse título por causa do anonimato implícito no nome.
Steppenwolf:
A banda começou como Sparrow e mudou de nome por sugestão de seu produtor, Gabriel Mekler. Steppenwolf é o nome de um romance clássico do escritor Herman Hesse.
Stone Roses, The:
O grupo começou com o nome de "Patrol", mudando logo depois para "English Rose", em homenagem à música da banda "Jam". Em 1985, a banda combinou os nomes de seus ídolos, "English Rose" e "Rolling Stones".
Supertramp:
A banda seguiu a sugestão do saxofonista Dave Winthrop que tirou o nome Supertramp do livro "The Autobiography of a Supertramp", de W.H.Davies.

T)
Textículos de Mary e a Banda D'as Cachorras:
O nome "Textículos de Mary" apareceu de uma história contada pela própria banda: Numa madrugada, Mary (um travesti que fazia ponto no centro de Recife) foi espancada e abandonada por quatro sujeitos até ficar ensangüentada no banheiro. Deprimida e arrasada pela situação, pegou a gilete que escondia na boca e arrancou a própria genitália, largando-a no banheiro e desaparecendo. Misturada com urina, esperma e bactérias encontradas no banheiro, a genitália sofreu uma reação e surgiram três travestis mutantes. Quando eles saem para a cidade, ficam impactados com a loucura e começam a afugentar as pessoas. Os únicos que conseguem aceitar essas três criaturas são os viciados, os meninos de rua, as prostitutas, os travestis... toda essa escória social.
10,000 Manics:
O nome foi inspirado no filme cult de terror chamado "2,000 Maniacs". "Nós somos maníacos, não somos? Eu acho que o que queríamos era sermos engraçados" - Dennis Drew, tecladista.
Toto:
"Quando estávamos pensando num nome pra banda, dissemos: precisamos de um nome como Toto, bem simples, fácil de lembrar e facilmente identificável em qualquer língua, na qual se você ouvir uma vez, você vai se lembrar pra sempre.

U)
UB40:
A banda tirou o nome de um cartão de benefício para os desempregados.
Uriah Heep (personagem da mitologia celta, semelhante a um gnomo):
Primeiramente chamada "Spice", eles se nomearam Uriah Heep baseados no personagem de Charles Dickens em "Great Expectations".
U2:
Steve Rapid, vocalista de uma banda local chamada "Radiators" sugeriu o nome U2. Havia um avião de espionagem com esse nome, um submarino, e pilhas feitas pela Eveready, além das conotações de "you, too" e "you two" (você também), isso era interessante para a banda que procurava um nome ambíguo. Quanto ao vocalista, Bono foi inicialmente chamado Bonovox, por causa de uma loja de medicamentos para audição.
Ultraje à Rigor:
Antes mesmo de compor sua primeira música, a banda foi nomeada por um engano. Durante uma festa em que se apresentavam, Roger pensou em Ultraje, mas achou punk demais para a época. Resolveu perguntar a Edgard Scandurra (então guitarrista da banda), que chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse: “que traje? O traje a rigor?”

V)
Velvet Underground:
Depois de várias performances sob o nome de "Primitives" e "The Warlocks", o grupo mudou seu nome para "Velvet Underground" depois que o amigo de John Cale (tecladista da banda) viu nas ruas de Manhattan, um cartaz divulgando um livro de crônicas sexuais do cotidiano americano intitulado Velvet Underground

W)
Wet Wet Wet:
Pegaram seu nome da letra da música de Scritti Politti, "Getting Having Holding".
Whitesnake:
David Coverdale deixa a banda Deep Purple em 1976. Devido a questões de contrato que o impediam de fazer shows ou gravar um álbum no Reino Unido, Coverdale, muda-se para a Alemanha e lança um álbum chamado "Whitesnake". Depois de lançar dois álbuns na Alemanha, ele retornou a Inglaterra em 1978. Lá ele fundou uma banda chamada David Coverdale's Whitesnake composta pelos músicos que haviam trabalhado com ele nos dois álbuns

Y)
Yes:
"Queríamos uma palavra que inspirasse uma forte convicção no que estávamos fazendo. Tínhamos que ter um título forte e correto para a banda" - Jon Anderson, vocalista.

Z)
ZZ Top:
De acordo com o livro "Z.Z Top: Bad and Worldwide", Greig diz que o nome foi inspirado num poster do bluesman texano chamado Z.Z. Hill, uma das várias fotos de "bluseiro" que ilustravam as paredes do apartamento dividido por Billy Gibbons e Dan Mitchell. Na edição de outubro de 91 da revista Goldmine, Billy Gibbons conta: "Nós queríamos algo bem blues, que soasse como B.B.King, entende? Havia esse cantor de rythm & blues chamado Z.Z. Hill e isto parecia um bom ponto de partida. Nós queríamos também um nome que sugerisse o melhor. Aí escolheram Top.

extraido do site

Nenhum comentário: