Quem sou eu

Minha foto
Comunicadora, Professora, fotógrafa e Cinefila

domingo, fevereiro 23, 2003

Olha que legal..

Você pergunta:
Propriedades Coligativas
Olá Professor Web, boa tarde, tudo bem? Comigo tudo bem..
Estou com uma certa dificuldade em entender as propriedades coligativas, minha professora não passou a Osmotica, então minha dúvida são nas demais..
Muito obrigada, caso eu tenha outras dúvidas retornarei...
Heloísa


O Professor Web responde:

Propriedades Coligativas

Olá Heloisa! Boa tarde! Aqui tudo bem, obrigada!! Vamos lá:

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Propriedades como os pontos de solidificação e de ebulição, que se modificam quando se introduz um soluto em um solvente puro, são chamadas propriedades coligativas (ou efeitos coligativos). Essas propriedades dependem somente da concentração do soluto, ou seja, do número de moléculas ou íons presentes em certa quantidade do solvente. Isso significa que não importa qual é a natureza do soluto (açúcar, sal, etc.), mas sim o número de suas partículas presentes na solução.

As propriedades coligativas são quatro:
• Tonoscopia ou abaixamento da pressão de vapor do solvente
• Ebulioscopia ou EBULIOMETRIA ou elevação da temperatura de ebulição do solvente.
• Crioscopia ou abaixamento da temperatura de congelamento do solvente
• Aumento da pressão osmótica

É muito importante lembrar que todas essas propriedades dependem da quantidade de partículas de soluto dissolvidas. Quanto maior o número de partículas, maior será o efeito coligativo. Por exemplo: uma solução com três colheres de sal terá maior temperatura de ebulição, maior pressão osmótica, menor pressão de vapor e menor temperatura de congelamento, se comparada a uma solução com duas colheres de sal.

Um exemplo de ebuliometria ou ebulioscopia: Por que colocar sal na água antes de cozinhar o macarrão? Quimicamente a adição de sal à água eleva sua temperatura de ebulição, reduzindo substancialmente o tempo de cozimento da massa. Dessa maneira, a pasta fica, como dizem os italianos, al dente. Esse fenômeno é chamado de ebulioscopia e é uma das propriedades coligativas das soluções. As propriedades coligativas são alterações que ocorrem nas propriedades de um solvente, decorrentes da adição de um soluto não - volátil, por exemplo, quando colocamos sal na água.

Crioscopia , um exemplo fácil para explicar essa propriedade: toda vez que fazemos uma festa ao ar livre, enchemos um latão com cervejas, gelo e sal grosso. A presença do sal diminui a temperatura de fusão do gelo. Logo, a mistura do sal e água com o gelo deixará as bebidas mais geladas

Vou lhe enviar alguns sites sobre para você ler um pouco sobre o assunto:
http://www.fisica.net/quimica/resumo22.htm
http://br.geocities.com/chemicalnet/coligativas.htm

Certinho?? Conte sempre conosco, caso tenha dúvidas, retorne mesmo!!!


Um grande abraço e até a próxima!

Helen
Professora Web de Quimica


por isso que eu amo a Escola 24 Horas que explica mil vezes melhor que a minha professora do colégio e assim eu não tiro zero na prova de amanhã...

Nenhum comentário: