Quem sou eu

Minha foto
Comunicadora, Professora, fotógrafa e Cinefila

sexta-feira, agosto 09, 2002

tOM cRUISE


ABC - Thomas Cruise Mapother IV nasceu em 3 de julho de 1962, um dia quente de verão, na pequena cidade industrial de Syracuse, no estado de Nova York.


Boatos - A vida privada de Cruise é objeto de especulações. Tem quem jure que ele é gay, já disseram que é estéril e que foi a igreja Cientologia que arranjou seus casamentos com Mimi Rogers e Nicole Kidman para proteger a sua imagem. Tom costuma processar os fofoqueiros.


Clã - O galã é o filho mais novo do eletricista Thomas Cruise Mapother III e de Mary Lee. Tem três irmãs: a publicitária Mary Lee, a professora Marian e a dona de restaurante Cass. Os pais se separaram quando ele tinha 12 anos e a mãe chegou a ter três empregos para sustentar os filhos.


Defeitos - Tom é baixinho (1.72m) para os padrões hollywoodianos e o nariz é proeminente e meio torto. Quando mais jovem tinha bochechas rechonchudas.


Estréia - Depois de uma ponta em Amor Sem Fim, conseguiu um bom papel, um cadete irritadiço, em Toque de Recolher, ao lado de Sean Penn e Timothy Hutton, que ficaram muito amigos dele.


Façanhas - Cruise adora motos, carros de corrida e situações de risco. Em Missão Impossível 2, fez questão de dispensar dublê na maioria das cenas, inclusive naquela onde aparece dependurado numa rocha de 500 metros de altura, sem rede de segurança e preso apenas por um cabo.


Guia - De Kubrick a Scorsese e Coppola, Tom Cruise já trabalhou com os principais diretores. Riddley Scott, Oliver Stone, Sydney Pollack, Neil Jordan, Brian De Palma, John Woo e Paul Thomas Anderson. E agora filma com Steven Spielberg.


Herói - Em 1996, socorreu uma brasileira atropelada nas ruas de Los Angeles. Tom a levou ao hospital e ainda pagou a conta de 7 mil dólares. Outra façanha: durante um passeio no mar, socorreu os passageiros de uma lancha que pegava fogo.


Infância - A família mudava freqüentemente de cidade e ele passou por vários colégios. E devido a dislexia, tinha dificuldades no aprendizado e se atrapalhava todo com a pronúncia das palavras. Foi aí que aprendeu a superar seus obstáculos.


Jovem - Em 1980, aos 18 anos, Tom se mandou para Nova York e deu para si mesmo um prazo de 10 anos para vencer como ator. Foram tempos difíceis e faltava até dinheiro para comer. Empregou-se como porteiro num prédio chique do East Village, e fazia cursos de arte dramática. Seis anos depois, comprava um apartamento no bairro para morar com Mimi Rogers.


Kubrick - Cruise e Nicole Kidman ficaram dois anos com Stanley Kubrick fazendo De Olhos Bem Fechados. Durante as filmagens, chegaram a dizer que o casal procurou ajuda de um terapeuta para dar maior autenticidade a suas cenas de cama. E cálculos da indústria disseram que nestes dois anos, ele deixou de ganhar 60 milhões de dólares..


Lei - Como qualquer outro ator, ele diz que tem suas ansiedades e medos, principalmente de fracassar. Mas é o medo que o empurra para a frente e Cruise não tem medo de desafios.


Mulheres - O primeiro romance conhecido foi com Rebecca de Mornay, sua parceira em Negócio Arriscado. Em 1987, casou com Mimi Rogers e ficaram três anos juntos. Poucos meses depois da separação, casou com Nicole Kidman e permaneceram juntos por 10 anos. Agora, juram que Penélope Cruz entrou com força em sua vida.


Negócios - Tom Cruise é também produtor - e dos bons - e tem uma companhia com Paula Wagner, que foi sua agente nos primeiros tempos de carreira.


Oscar - Foi com Ron Kovic, o soldado mutilado no Vietnã em Nascido em Quatro de Julho, que ele começou a ser respeitado como ator e concorreu ao Oscar. Anos depois, foi indicado como coadjuvante por Magnólia.


Pai - A relação de Cruise com o pai foi conturbada. Na separação, a mãe saiu de casa com os filhos no meio da noite. E daí em diante, ele só viu o pai duas vezes, a última no hospital, onde ele morreu de câncer.


Quantia - Há mais de uma década, Tom Cruise é o ator mais poderoso do cinema e fatura alto. Missão Impossível, por exemplo, deixou mais de 70 milhões de dólares em sua conta bancária.


Requisitos - Como espectador, ele diz gostar de todo o tipo de cinema e ao escolher seus papéis aposta na diversidade. E vive dizendo que não faz filmes para ganhar dinheiro e nem para agradar ao público. "Sim, ganho muito dinheiro e dinheiro é bom demais, mas não é por isso que eu faço filmes", diz.


Seminário - Quando tinha 14 anos, Tom Cruise entrou para o seminário disposto a se tornar padre. Mas saiu depois de um ano.


Trovão - Tom e Nicole Kidman se conheceram em 1990, durante as filmagens de Dias de Trovão. Poucos meses depois, estavam casados. Por 10 anos foram o casal 20 do cinema americano, fizeram mais dois filmes juntos (Um Sonho Distante e De Olhos Bem Fechados), e a separação chegou de surpresa no começo de 2001.


Underwear - A fama de símbolo sexual começou a chegar com Negócio Arriscado, onde ele aparece com de camisa, meias e cueca e dança ao som de Old Time Rock and Roll, de Bob Seger.


Vampiro - Quando escalado para fazer Lestat, o companheiro de Brad Pitt em Entrevista Com o Vampiro, Cruise enfrentou a ira de Anne Rice, a autora do livro que inspirou o filme. Mas depois de vê-lo no papel, ela caiu de amores e publicou anúncios nos jornais se desculpando.


Xodó - O astro é doido pelos filhos Isabella e Connor Anhony, que adotou quando casado com Nicole Kidman.


Zefirelli - O diretor italiano Franco Zefirelli não percebeu o que tinha diante dele e escalou Cruise para uma ponta em Amor Sem Fim. Tom aparece de bermuda esfarrapada e torso nu, saindo de um jogo e contracenando com o protagonista Martin Hewitt, que nunca mais fez nada.



Minority Report ( 2002). Direção: Steven Spielberg.



Vanilla Sky(2001). Direção: Cameron Crowe.



Miissão Impossível 2(Mission, Impossible, 2000). Direção: John Woo.



Magnólia(Magnoliar, 1999). Direção: Paul Thomas Anderson.



De Olhos Bem Fechados(Eyes Wide Shut, 1999). Direção: Stanley Kubrick.



Jerry Maguire - A Grande Virada(Jerry Maguire , 1996). Direção: Cameron Crowe.



Missão Impossível(Misson: Impossible, 1996) Direção: Brian de Palma.



Entrevista Com o Vampiro(Interview with the Vampire, 1994). Direção: Neil Jordan.



A Firma (The Firm, 1993). Direção: Sydney Pollack.



Questão de Honra(A Few Good Men, 1992). Direção: Rob Reiner.



Um Sonho Distante(Far and Away, 1992). Direção: Ron Howard.



Dias de Trovão (Days of Thunder, 1990). Direção: Tony Scott.



Nascido em Quatro de Julho(Born on the Fourth of July, 1989). Direção: Oliver Stone. Ganhou o Oscar de melhor ator



Rain Man(Rain Man, 1988). Direção: Barry Levinson.



Cocktail(Cocktail, 1988). Direção: Roger Donaldson.



A Cor do Dinheiro(The Color of Money, 1986). Direção: Martin Scorsese


Ases Indomáveis(Top Gun, 1986). Direção: Tony Scott.


A Lenda(Legend, 1985). Direção: Ridley Scott.



All The Right Moves(1983). Direção: Michael Chapman.


Negócio Arriscado(Risky Business, 1983). Direção: Paul Brickman.


Vidas Sem Rumo(The Outsiders, 1983). Direção: Francis Ford Coppola.



Porky's 3(Losin It). Direção: Curtis Hanson.


Toque de Recolher(Taps, 1981). Direção: Harold Becker.



Amor Sem Fim(Endless Love, 1981). Direção: Franco Zeffirelli.








Nenhum comentário: