Quem sou eu

Minha foto
Comunicadora, Professora, fotógrafa e Cinefila

terça-feira, março 18, 2014

Lembranças do meu Purim(meio que atrasado)





Quando  eu era criança estudei em colégio Judaico e meu irmão mais velho, em Colégio de Freira. Somos filhos de um católico e de uma judia, portanto, agradar as duas famílias.
Não me recordo muitas coisas, mas uma que fica na memória de muitas crianças é o Purim.
Purim: uma espécie de Carnaval, adultos e crianças se fantasiam. Lembro-me de ganhar doces no dia.
Segue alguns dados que eu encontrei em sites específicos sobre o que é Purim:
O que é Purim?
Significado da Festa
A Festa de Purim é celebrada todo ano em 14 de Adar. Comemora a salvação do povo judeu na antiga Pérsia da trama de Haman “para destruir, matar e aniquilar todos os judeus, jovens e velhos, crianças e mulheres, num único dia.”
Tradições de Purim
  • Leitura da Meguilá: podemos reviver os eventos milagrosos de Purim se ouvirmos atentamente a leitura da Meguilat Esther (rolo de Esther). As leituras de noite e no dia seguinte são obrigatórias. Além da presença dos adultos, também a presença das crianças é marcante, pois são elas as responsáveis em fazer barulho com os seus reco-recos (raashanim) toda vez que o nome de Haman é mencionado.
  • Mishloar Manot (alimentos como presente): Em Purim é enfatizado a união e a amizade entre as pessoas através do envio de duas espécies de comestíveis, como presente, a um amigo.
  • Matanot Laevionim (presente aos necessitados): Dentre os valores do Judaísmo, o interesse e a dedicação para com os necessitados está presente durante o ano todo. Porém, esta Mitzvá é característica de Purim. Fazer um donativo para duas pessoas neste dia é uma mitzvá muito importante.
  • Jejum de Esther: no dia anterior a Purim é costume se jejuar (Taanit Esther).
  • O fim do dia de Purim é marcado por uma refeição festiva reunindo familiares e amigos.
  • As crianças usam fantasias lembrando os principais personagens da história de Purim.
  • Acrescentamos o parágrafo “Al Hanissim” na grande oração e durante a recitação da “Bircat Hamazon” (bênção após as refeições).
ADAR:
  Adar é o décimo segundo mês do Calendário Judaico.

A palavra Adar é cognata ao hebraico Adir, que significa "força". Adar é o mês da boa sorte para o povo judeu. Nossos Sábios dizem a respeito de Adar: "Sua mazal [sorte] é forte."

Purim, o dia festivo de Adar, comemora a "metamorfose" da aparente má sorte dos judeus (como pensava Haman) para boa. "Quando chega Adar, nós intensificamos em júbilo." A Festa de Purim assinala o ponto alto na alegria do ano inteiro. O ano judaico começa com o júbilo da redenção de Pêssach e termina com a alegria da redenção de Purim. "O júbilo quebra todas as barreiras".

Foto: Eu com aproximadamente 3 anos acenando pro "Bozo"

Nenhum comentário: